13 MAR 2021
NOTA DE ESCLARECIMENTO
nota-de-esclarecimento
Estamos passando por uma crise mundial, Pandemia de COVID-19.

A forma de atendimento de controle da COVID-19 é definida pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. Os exames para diagnóstico de COVID-19 são realizados conforme o dia de sintomas respiratórios, se não há sintomas respiratórios, não há indicação de coleta de swab, mesmo que haja contato com caso positivo confirmado. Este é protocolo do Ministério da Saúde para todo país.

O importante é a data de início dos sintomas. Antes de 8 dias a coleta é de swab, depois disso, teste rápido. Portanto, com sintomas e avaliado pela equipe médica, todos são testados. Não há negativa para qualquer paciente avaliado.

Quanto aos familiares, são orientados pela equipe médica e pela vigilância epidemiológica. Porém, frisando novamente, somente são testados se há sintomas e se procuram o Gripário. Nestes caso, o entendimento da equipe epidemiológica é que os isolados estão cumprindo as determinações.

A orientação é que, se uma pessoa da família positivar todos mantenham isolamento domiciliar e procurem atendimento médico se tiverem algum sintoma. Sem sintomas = sem teste. Se o paciente coletar o exame errado (swab ou teste rápido), no dia errado (em janela imunológica por exemplo) o resultado será negativo.

O que estamos passando em nosso Município não é um caso isolado, o mundo inteiro busca por tratamento, cura deste mal que nos assola. Atitudes terroristas, que possam tumultuar, não merecem ter crédito, apenas falseiam a verdade e causam pânico desnecessário nas pessoas.

A Diretoria da Saúde de Terra Roxa, está empenhada em prestar atendimento de qualidade à população, apesar de toda crise financeira herdada pela gestão passada. Vejamos pela vacinação, esperança de dias melhores. O Município de Terra Roxa foi a primeira cidade da região a receber as vacinas e hoje está à frente do cronograma do Plano de Vacinação. Em breve todos serão vacinados. Não esquecendo que em dois meses muito foi feito e pouco divulgado, pois estamos focados no controle da COVID-19. Sem politicagem ou vingança, farei uma gestão de união, união contra a COVID-19.

Um fraterno abraço em todos ! É hora de se proteger e cada um fazer o seu papel! Vale lembrar, a sociedade contribui para o controle desta pandemia, cumprindo as orientações e exercendo o distância social. Espero ter esclarecido.

Luis Augusto M. Chiarelli

Diretor Municipal da Saúde